O mundo digital está cada vez mais presente na vida de crianças e adolescentes. Se, por um lado, as tecnologias ampliam o acesso à informação e ajudam no aprendizado, por outro, o uso excessivo de telas vem preocupando educadores e famílias.
Uma pesquisa da Fundação Itaú, em parceria com a Equidade.info, revelou que 76% dos professores e 81% dos gestores acreditam que os estudantes têm dificuldade em se desconectar. Entre os próprios alunos, 56% afirmam não conseguir reduzir o tempo no celular ou computador.
Esses hábitos estão diretamente ligados a problemas de concentração e saúde mental.
“É importante levar à sala de aula a discussão sobre as consequências do uso intensivo de celulares, computadores e redes sociais, para que os alunos estejam conscientes dos impactos desse comportamento”, explica Carla Chiamareli, gerente do Observatório Fundação Itaú.
Apesar dos desafios, a pesquisa também mostra que a tecnologia, quando bem usada, pode fortalecer vínculos e apoiar o aprendizado. Muitos jovens dizem que estar online os ajuda a manter contato com amigos e familiares — um apoio emocional importante, especialmente em tempos de solidão.
O desafio do equilíbrio
Encontrar o equilíbrio é o grande desafio. O coordenador do Observatório, Alan Valadares, destaca que é preciso “tirar proveito do que a tecnologia oferece de bom, sem cair nas armadilhas do tempo excessivo”.
Os dados reforçam essa dualidade:
70% dos professores e 68% dos gestores acreditam que a tecnologia melhora o desempenho escolar.
Mas 68% dos docentes também reconhecem que o uso exagerado prejudica a concentração dos alunos.
Como os estudantes usam a tecnologia
O levantamento apontou que:
90% utilizam a internet para pesquisar informações escolares;
86% buscam tirar dúvidas sobre conteúdos;
85% procuram soluções e explicações de exercícios;
74% assistem a videoaulas;
apenas 31% ouvem podcasts educativos.
Esses números mostram que o ambiente digital faz parte do cotidiano dos estudantes — e que o papel da escola deve ser o de educar para o uso consciente e crítico dessas ferramentas.
Educar para o uso saudável das telas
No Instituto Viver Feliz, acreditamos que a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação, desde que utilizada com propósito.
O diálogo sobre uso responsável das telas, saúde mental e convivência digital é fundamental para formar cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro.
Transformar o acesso em aprendizado é o desafio — e também a oportunidade — que temos diante de nós.
Fonte: Porvir / Fundação Itaú (2025)

