O mundo digital está cada vez mais presente na vida de crianças e adolescentes. Se, por um lado, as tecnologias ampliam o acesso à informação e ajudam no aprendizado, por outro, o uso excessivo de telas vem preocupando educadores e famílias.

Uma pesquisa da Fundação Itaú, em parceria com a Equidade.info, revelou que 76% dos professores e 81% dos gestores acreditam que os estudantes têm dificuldade em se desconectar. Entre os próprios alunos, 56% afirmam não conseguir reduzir o tempo no celular ou computador.
Esses hábitos estão diretamente ligados a problemas de concentração e saúde mental.

“É importante levar à sala de aula a discussão sobre as consequências do uso intensivo de celulares, computadores e redes sociais, para que os alunos estejam conscientes dos impactos desse comportamento”, explica Carla Chiamareli, gerente do Observatório Fundação Itaú.

Apesar dos desafios, a pesquisa também mostra que a tecnologia, quando bem usada, pode fortalecer vínculos e apoiar o aprendizado. Muitos jovens dizem que estar online os ajuda a manter contato com amigos e familiares — um apoio emocional importante, especialmente em tempos de solidão.

O desafio do equilíbrio

Encontrar o equilíbrio é o grande desafio. O coordenador do Observatório, Alan Valadares, destaca que é preciso “tirar proveito do que a tecnologia oferece de bom, sem cair nas armadilhas do tempo excessivo”.

Os dados reforçam essa dualidade:

  • 70% dos professores e 68% dos gestores acreditam que a tecnologia melhora o desempenho escolar.

  • Mas 68% dos docentes também reconhecem que o uso exagerado prejudica a concentração dos alunos.

Como os estudantes usam a tecnologia

O levantamento apontou que:

  • 90% utilizam a internet para pesquisar informações escolares;

  • 86% buscam tirar dúvidas sobre conteúdos;

  • 85% procuram soluções e explicações de exercícios;

  • 74% assistem a videoaulas;

  • apenas 31% ouvem podcasts educativos.

Esses números mostram que o ambiente digital faz parte do cotidiano dos estudantes — e que o papel da escola deve ser o de educar para o uso consciente e crítico dessas ferramentas.

Educar para o uso saudável das telas

No Instituto Viver Feliz, acreditamos que a tecnologia pode ser uma grande aliada da educação, desde que utilizada com propósito.
O diálogo sobre uso responsável das telas, saúde mental e convivência digital é fundamental para formar cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro.

Transformar o acesso em aprendizado é o desafio — e também a oportunidade — que temos diante de nós.

📚 Fonte: Porvir Fundação Itaú (2025)

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